Silva exalta a beleza dos sons do país em ‘Brasileiro’, seu novo álbum

Com participação de Anitta, cantor e compositor emplaca novo lançamento autoral após rodar o país com seu tributo à obra de Marisa Monte
capa-silva-brasileiro-divulgação
Foto de capa: Divulgação.
PUBLICIDADE

Enquanto a chuva caía e a gasolina faltava, quem alegrou o final de semana de muita gente por aqui foi o cantor e compositor Silva, que na última sexta-feira (25) lançou seu mais novo álbum de estúdio.

Com várias alusões ao nosso país, o novo disco chama-se Brasileiro. “Eu já me perguntei como a gente vai ser brasileiro. Não abrace o desdém, muita gente não gosta daqui,” diz sua canção de abertura, “Nada Será Como Era Antes”, assim como escuta-se na derradeira “Brasil, Brasil”: “Quem conhece o Brasil? Ouvi dizer que é um lugar bem bom pra se morar. Quem mora lá não quer nem viajar.

Mas nem só as letras remetem ao Brasil. A própria sonoridade do esforço se distancia da linha mais eletrônica tão presente em Júpiter (2015), o último disco de inéditas de Silva. O novo trabalho agarra-se a canções mais focadas na atmosfera da MPB, samba e bossa nova — possivelmente um lado que o cantor pegou gosto ao passar os últimos anos divulgando o sensacional Silva Canta Marisa (2016), que inclusive lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino. Até sua voz está diferente, alcançando timbres mais suaves e condizentes com a atmosfera cuidadosamente construída em Brasileiro.

+ Enquanto prepara novo disco, Silva lança single e marca dois shows na UFES

Em pouco mais de quarenta minutos, o álbum conta com 13 canções compostas basicamente por Silva e seu irmão, Lucas Silva, sendo duas instrumentais (“Sapucaia” e “Palmeira”). Dentre as parcerias de Brasileiro, destacam-se Arnaldo Antunes, que contribuiu com parte das letras da minimalista “Milhões de Vozes” e Ronaldo Bastos, que assina a eletrônica “Ela Voa”. Além destas, o disco também dispõe de uma contribuição um tanto quanto inusitada. Trata-se de Anitta, que empresta sua voz à leve e gostosa faixa “Fica Tudo Bem”.

Escute Brasileiro e não deixe de garantir seus ingressos para os primeiros shows da nova turnê nacional de Silva, que tem suas primeiras paradas aqui em Vitória, no Teatro Universitário da UFES, nos dias 20 e 21 de Junho.

Texto: João Depoli; Foto de capa: Divulgação.

Gostou? Clique aqui e curta nossa página no Facebook para não perder mais nenhuma matéria.

Mais do Inferno Santo