Veterana do metal, Evictus retorna com o assustador álbum ‘The Box’

12 anos após lançar seu EP Demo, Evictus está de volta com nova formação, um álbum de inéditas e um videoclipe
capa-evictus-the-box-álbum-heart-of-pandora-videoclipe-reprodução-youtube
Foto de capa: Reprodução/YouTube.
PUBLICIDADE

A história da Evictus teve início em Vitória, no ano de 2003. Na época, sua formação foi propiciada pela dissolução de outros grupos que compunham o cenário death e doom metal da cidade. Concebida em torno de uma designação em latim que evoca uma sensação de resgate de algo que lhe foi tomado, a banda fez seu primeiro lançamento três anos mais tarde, com o EP Demo (2006).

Inspirado por ícones do doom metal como My Dying Bride e Candlemass, o registro refletiu o entrosamento da então formação da banda, com Fernanda Helena nos vocais, Eduardo “Tob” no baixo, Leonardo “Hackin” e Ancelmo Rodrigues nas guitarras e Paulo Henrique na bateria. Suas cinco canções autorais garantiram ao grupo um extenso calendário de apresentações dentro e fora do Espírito Santo pelos próximos anos.

+ Reunião do metal capixaba com o primeiro Brothers Metal Fest
+ Mystery libera registro de sua última passagem pelo Motor Rockers
+ Escute a pesada “Víboras”, o single de estreia da banda Stigma

Hiato e retorno

Tempos depois, no entanto, a banda se viu obrigada a decretar o seu fim devido ao nascimento de Helena, fruto do relacionamento da vocalista Fernanda com o baixista Eduardo. O grupo então perdeu Rodrigues e Henrique para novos projetos e imergiu num período de produção sem a perspectiva de que um dia voltaria aos holofotes.

Após várias tentativas malsucedidas ao longo dos anos, a Evictus finalmente conseguiu retomar suas atividades no final de 2014. Agora com Sarah Lemos na guitarra e Marcus Vinicius na bateria, o grupo revisitou o material que compôs durante o tempo em que esteve afastado e lançou no último dia 06 de Junho o álbum The Box.

evictus-banda-metal-heart-of-pandora-reprodução-youtube
Foto: Reprodução/YouTube.

“Depositamos nossos últimos dois anos em fazer desse um momento especial, pra gente e para todos vocês que nos acompanham, curtem nosso som e apoiam/curtem o estilo e a cena metal underground mundial,” publicou a Evictus em sua página no Facebook no dia do lançamento.

Entre melodias delicadas, vocais guturais e muita distorção, o disco conta com pouco mais de trinta minutos distribuídos em cinco canções. Em comparação ao material lançado ainda em 2006, The Box apresenta um conjunto mais coeso e menos urgente. Nosso destaque vai para o single “The Heart of Pandora” e a derradeira “Epilogue”.

“São 5 faixas repletas de feeling, sentimentos, aspirações inspiradas na mítica Pandora e sua caixa do mais puro doom metal e todas as influências que tivemos nesses últimos 10 anos.”

Ouça:

Single e videoclipe

Junto do disco, a banda também aproveitou para fazer o lançamento do single “The Heart of Pandora” em forma de um videoclipe focado basicamente em sua vocalista.

“Parte desse tempo [em que a banda esteve gravando] foi dedicado para entregar para todos nosso primeiro clipe. ‘The Heart of Pandora’ traduz em som e imagem toda atmosfera e feeling do álbum,” garante a Evictus.

Veja:

Texto: João Depoli | @joaodepoli.

Mais do Inferno Santo