Juliano Gauche conversa com o Estadão sobre Afastamento

Enquanto produz Gustavo Macacko, Juliano Gauche conversa com o Estadão sobre as particularidades de seu novo álbum solo
Foto de capa: Haroldo Saboia/Divulgação.
PUBLICIDADE

Firme na divulgação de Afastamento (2018), seu impressionante terceiro disco solo, Juliano Gauche ontem (15) esteve nos estúdios do jornal Estadão, em São Paulo, para uma entrevista com o repórter Pedro Antunes.

Leia também: Juliano Gauche e Silva integram lista dos 25 melhores discos do ano.

“O afastamento no caso aqui tá da postura em relação a tudo isso que é colocado dentro do sistema. Eu acho que aí entra um pouco do gauche, que sempre quando me perguntavam lá atrás, ‘Ah, o gauche é de esquerda?’, eu dizia: ‘É, mas esquerda moral’”, esclarece Juliano sobre o conceito por trás desse processo de afastamento. “É um raciocínio de esquerda que vem de negar essa influência política que as religiões têm, por exemplo. Quando você já começa a pensar de uma forma que automaticamente já nega esses raciocínios, aí você vai gerando uma esquerda natural, uma esquerda que vai contrariando mais harmonicamente assim… E afastamento seria nesse sentido, de ir para esse lugar.”

PUBLICIDADE

Ao longo de sua conversa com Antunes, os assuntos giraram em torno da linha evolutiva de seus trabalhos, o fechamento de uma trilogia, o estabelecimento de um repertório, as diferenças entre o processo criativo de seus trabalhos, o cunho narrativo de suas canções e mais.

Leia também: Já de casa, Juliano Gauche volta ao Cultura Livre para apresentar o disco Afastamento.

Além da entrevista, Gauche também tocou belas versões acústicas de canções do álbum durante a sua participação no programa Estadão + Música. As faixas escolhidas foram a intensa “Dos Cachorros Sisudos”, o single “Pedaço de Mim”, a melancólica “Dos Dois” e a avassaladora “Silmar Saraiva”.

Veja:

Humanifesta

Mesmo ocupado com a promoção de Afastamento, Gauche também está envolvido com a produção do novo disco do cantor e compositor Gustavo Macacko. Intitulado Humanifesta, o disco será um esforço conceitual marcado por um conjunto de trilogias musicais com diversas participações especiais. Seu processo de gravação teve início nessa segunda-feira (13), em São Paulo.

juliano-gauche-gustavo-macacko-humanifesta-vitor-malheiros
Gustavo Macacko (esq.), Klaus Sena e Juliano Gauche na primeira sessão de gravação de Humanifesta (Vitor Malheiros).

“O Macacko é um dos meus parceiros mais antigos. Ele foi um dos que me receberam em Vitória quando fui morar lá. Fizemos muita coisa juntos”, disse Juliano em recente entrevista sobre a época em que tocava no Solana e Macacko no Símios.

Leia também: Gustavo Macacko se prepara para entrar no ciclo de ‘Humanifesta’, seu novo disco.

Amigos de longa data, a ocasião marca a segunda vez em que os músicos trabalham juntos na gravação de um álbum. Além de comporem músicas em conjunto (como “Solto Por Nós” e “Tem Dias Que É Demais”), Juliano também foi o produtor de Macaco, Chiquinho e o Cavalo (2009), o primeiro trabalho solo de Gustavo.

Texto: João Depoli; Foto de capa: Haroldo Saboia/Divulgação.

Quer ficar por dentro do que acontece no circuito musical do Espírito Santo? Siga-nos no Facebook ou no Instagram e pare de passar vergonha dizendo que “por aqui não se faz música boa”!

PUBLICIDADE
Mais do Inferno Santo