Silva leva ‘Brasileiro’ ao Cultura Livre: “Eu quis ressaltar o lado bom que a gente tem”

Depois de receber Juliano Gauche, programa Cultura Livre abre suas portas para o cantor Silva e seu novo álbum, ‘Brasileiro’ (2018)
silva-cultura-livre-youtube
Foto de capa: Reprodução/YouTube.
PUBLICIDADE

“Cultura Livre é brasileiro”, diz o sempre sorridente Silva no início de sua participação no mais novo episódio do programa Cultura Livre. Atualmente embarcado numa turnê nacional, o músico fez uma rápida parada nos estúdios da TV Cultura para apresentar seu mais novo trabalho, o álbum Brasileiro (2018). Por lá, ele tocou algumas canções e bateu um papo com a idealizadora e apresentadora da série, a jornalista Roberta Martinelli—que no mês passado esteve com Juliano Gauche e seu disco Afastamento (2018).

Leia mais: Juliano Gauche e Silva integram lista dos 25 melhores discos do ano.

“A vontade já tava ali”, garante Silva sobre a sonoridade mais abrasileirada presente nesse lançamento. “Quando eu comecei a fazer as primeiras músicas, elas já estavam vindo com uma cara muito brasileira, sem um planejamento e, quando eu vi, já tinha um samba,” continua. “Aí eu comecei a procurar discos [para] ver se tinha algum disco com esse nome, só Brasileiro, aí vi [que] não, a barra tá limpa, então vou usar—e adorei vir com esse nome”

PUBLICIDADE

“Achei o nome bonito, ousado e importante em 2018, porque é um momento em que o Brasil tá uma loucura, um caos e que as pessoas tendem a querer sair daqui e se envergonham de falar que são brasileiras”, comenta Martinelli. “Aí você vem com um disco no meio desse caos que é Brasileiro”, finaliza. “Eu quis ressaltar o lado bom que a gente tem”, aponta Silva.

“Apesar dos problemas que a gente tem, eu sempre fui apaixonado pela música brasileira. Eu acho que é um trunfo que a gente tem e… Qualquer lugar do mundo que você vai, […] quando eu falava que era brasileiro a reação era um sorriso no rosto”.

Além de falarem bastante sobre a temática por trás do álbum, Silva e Martinelli também conversaram sobre composições, seu processo de reconexão com instrumentos orgânicos, a evolução de seus trabalhos, a influência que seu disco de releituras de Marisa Monte trouxe, a recente fase de sua vida (que ele considera ser a melhor até então), a alegria e o drama da música, sua parceria com a cantora Anitta e mais.

PUBLICIDADE

Acompanhado pelo baterista Hugo Coutinho, o baixista e tecladista Lucas Arruda e o trio de metais composto por Joabe Reis, Bruno Santo e JP, Silva tocou algumas das músicas de seu novo disco: “Prova dos Nove”, “Caju”, “Fica Tudo Bem”, “Duas da Tarde” e “A Cor é Rosa”. Além destas, até rolou um medley de “Feliz e Ponto”—de seu álbum anterior, Júpiter (2015)—com “Que Maravilha”, canção do mestre Jorge Ben Jor.

Leia mais: Silva volta ao Espírito Santo para tocar no Viradão Vitória.

Confira abaixo o episódio na íntegra do Cultura Livre e já vá se preparando para o show que Silva fará no Viradão Vitória ao lado de André Prando, Lordose pra Leão, Moreati e mais, no próximo dia 7 de setembro, no Centro de Vitória.

PUBLICIDADE

Faixa Bônus

Como de praxe, o Cultura Livre também disponibilizou um conteúdo exclusivo aos internautas em sua faixa bônus. Neste curto registro em que os artistas são convidados a apresentar algo inusitado, Silva optou por cantar uma música em inglês—algo que ele raramente faz.

Leia mais: “Fica Tudo Bem”: Silva lança videoclipe de música com participação de Anitta.

A faixa escolhida foi “There Is No Greater Love”, da cantora americana de jazz Billie Holiday, canção que Silva “cantava no chuveiro [e] em casa pros amigos, uma coisa assim, mais escondida”.

Veja:

Texto: João Depoli | @joaodepoli.

Mais do Inferno Santo
cigarettes-alcohol-inferno-baby-jane-depoli
Leia Mais

Review: Inferno no Stone Pub

Inferno: Whatever Happened to Baby Jane abre o show da banda mineira Desgraça numa sexta-feira apocalíptica no Stone Pub