DropES: Aniversário de discos, finalistas de prêmio musical, promessas de álbuns e mais

Fique de olho no que rolou por aqui nos últimos dias com a DropES, nossa coluna de rapidinhas
dropes-janeiro-inferno-santo
Gustavo Macacko (Crédito: divulgação), Melanina MCs (Crédito: Nunah Alle) e Arame (Crédito divulgação).
PUBLICIDADE

Aniversários sonoros

– Nessa semana, o disco de estreia do grupo Melanina MCs, o poderosíssimo ‘Sistema Feminino’, completou 3 anos. O álbum chegou às redes no dia 26 de janeiro de 2018, um ano em que as MCs Afari, Mary Jane, Geeh e Lola estavam com tudo. Até show em São Paulo rolou.

– O músico linharense Cainã Morellato, atual frontman da banda Cainã e a Vizinhança do Espelho, começou o ano com uma live para comemorar mais um aniversário de seu primeiro disco solo, ‘Morador do Mato’, lançado em 19 de dezembro de 2015. Nessa live, o músico cantou a música título e também transmitiu depoimentos sobre o trabalho, bem estilo Arquivo Confidencial — pena que o vídeo não está mais no ar. Libera o registro aí pra gente, Cainã.

Promessas

– O rapper Magro (Solveris) postou agorinha no seu Twitter que nas próximas semanas ele vai soltar um EP colaborativo com o produtor e beatmaker Kabeh. Cabe lembrar que ele já tem outros dois EPs nas plataformas, um com seu parceiro 6ok, ‘Amores Frescos’ (2019), e outro totalmente solo, ‘Mais Um Rapaz Comum’ (2020).

– A banda Arame também acaba de anunciar que já deu início ao processo de pré-produção de seu primeiro álbum, ‘CHRISTOPHOBIA’. Segundo o próprio Mozine, o resultado será lançado em CD e vinil e contará com as quatro faixas do EP de estreia, ‘Genocidal 2020 A.D.’ (2020), como bônus.

Veja Magro e Arame em nossa lista

– Após sua participação no festival ExFest, o cantor Dan Abranches prometeu dar continuidade aos EPs Ruby (2017) e Flor de Laranjeira (2020) com um novo álbum cheio agendado para maio, mês do seu aniversário.

– Quem também prometeu disco para este ano foi a cantora GAVI, que espera poder fazer um registro com vários produtores nacionais e feats com diversos artistas da cena capixaba.

PUBLICIDADE

– Assim como Abranches e GAVI, o cantor e compositor Manfredo também aproveitou sua passagem pelo ExFest para dizer que este ano pretende fazer o lançamento tanto de mais um single quanto de seu EP de estreia, ‘Novas Versões de Canções Nunca Ouvidas Antes’.

Premiações

– O cantor e compositor Gustavo Macacko tornou-se um dos finalistas da 6ª edição do Prêmio Profissionais da Música. Ele agora disputa com seu disco ‘O Macaco e a Baleia Cantam Para Crianças de Toda as Idades’ (2013) na categoria “Projetos Musicais Especiais: CDs, DVDs ou Álbuns”.

– Quem também está representando o Espirito Santo nessa premiação são os produtores culturais Daniel Morelo e Simone Marçal, que chegaram à final da categoria “Feiras e Congressos de Música” com o Formemus, evento que ambos capitaneiam anualmente para discutir o mercado musical.

Secult

– A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) prorrogou a data limite de entrega do material de inscrição para os 26 Editais da Cultura 2020 para o dia 10 de fevereiro (uma quarta-feira). Categorizados segundos os eixos editais transversais, linguagens artísticas e memória, audiovisual e patrimônio, estes projetos contam com recurso do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), somando um aporte total de R$ 10,3 milhões. Clique aqui para saber mais sobre cada um deles.

– E não é só com os Editais que a Secult tem se ocupado ultimamente. Seu canal no YouTube vem sendo periodicamente carregado com vídeos de apresentações com vários artistas capixabas e entrevistas com diversos convidados de respeito, além de lives com tira dúvidas dos Editais. Clique aqui para dar uma olhada no que tem aparecido por lá.

PUBLICIDADE

Novos centros culturais

Graças aos recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc, dois coletivos agora terão suas próprias sedes para desenvolver projetos com maior autonomia e garantir uma nova vida à cena cultural local. Inspirado por coletivos da capital, como Expurgação e Assédio Coletivo, o Sinestesia (em atuação desde 2014), terá sua Casa Sinestésica no bairro Itapebussu, em Guarapari. Já o coletivo Forno Mental foi fundado em 2017 e agrupa produtores, MCs, DJs, dançarinos e grafiteiros. Seu Espaço Cultural Casa do Forno ficará no bairro Segato, em Aracruz. Ambas as casas devem ficar prontas logo nos próximos meses.

Texto: João Depoli | @joaodepoli.

Mais do Inferno Santo