Inspirado em Voltaire e na pandemia, Aquele Porto volta com primeiro single em 9 anos

Com “Lições para um Pessimista”, cantautor cristão mistura suas influências em primeiro single de sua carreira solo em quase uma década
aquele-porto-licoes-para-um-pessimista-youtube
Rafael Porto ao vivo com sua banda Alforria (Crédito: Reprodução/YouTube).
PUBLICIDADE

Vocalista da banda de rock alternativo Alforria desde sua fundação, em 2010, Rafael Porto deu início à sua carreira solo ainda em 2012. Na época, o artista se apoiou no pseudônimo Aquele Porto para lançar os singles “Carpinteiro” e “Como Sempre Sonhei”. Agora, quase uma década depois, ele está de volta com a faixa “Lições para um Pessimista”.

Numa vibe mais folk, a canção foi concebida em meio ao desesperançoso ano de 2020 e traz diversos elementos da escola musical do artista. Como ele mesmo aponta, suas influências incorporam “arte e fé” dentre os vinis de rock do pai, a música nordestina dos tios e o canto cristão das mulheres da casa. “Minha família era dividida entre os crentes e os não-crentes, mas quando todos se reuniam pra um café da tarde, as barreiras caíam”, conta Porto.

Sobre o tema da canção, Rafael diz que “Lições para um Pessimista ”veio de uma reflexão que fez após ler “Cândido, ou o Otimismo“, famoso conto filosófico satírico de Voltaire publicado em 1759. “Tentei sintetizar musicalmente o que a mente elaborou no isolamento”, explica o artista sobre a canção. “A batida alegre, o tom introspectivo e a letra reflexiva são um convite a compreender que o pessimismo pode até consumir nosso ânimo, mas não pode nos tirar a esperança. Essa é a reflexão: o pessimista é sempre vencido pela esperança”, conclui.

Ouça:


Texto: João Depoli | @joaodepoli.

Mais do Inferno Santo