25 lançamentos que seguraram a barra desse mês de Janeiro

Listamos os singles e clipes que artistas do Espírito Santo lançaram nesse bizarro primeiro mês de 2021
lancamentos-janeiro-es-brenda-lima-divulgacao-youtube
Nick Cruz, Afronta Mc e Vk Mac (Créditos: Divulgação, Brenda Lima e Reprodução/YouTube).
PUBLICIDADE

Depois de um 2020 bem caótico, seria difícil esperar algo diferente do primeiro mês do ano novo. Dito isso, janeiro já começou uma loucura por aqui no Espírito Santo. Logo em seu primeiro dia, 11 ocorrências de violência contra mulheres foram registradas na Grande Vitória após as festas da virada — número este que ultrapassou a marca dos 300 casos antes mesmo da primeira semana acabar. Um dia depois, uma aglomeração de 200 pessoas ainda em “clima de réveillon” fez uma festa clandestina lá em Guarapari com direito a diversos carros e caixas de som e é lógico que isso deu ruim: a Polícia Militar chegou e botou geral pra correr com suas bombas de gás lacrimogênio. E passado esse fim de semana de “festa”, os cobradores da rede Transcol e do transporte municipal de Vitória pararam a cidade logo no primeiro dia útil do ano ao fazer um protesto na porta das garagens reivindicando o seu retorno ao trabalho, que ainda segue sem previsão desde sua interrupção em maio devido às medidas adotadas contra a Covid-19. E por falar nela, até sua tão esperada campanha de vacinação mal teve início e a galera já está dando seus pulos para cagar todo o processo, seja furando fila ou gravando vídeos para invalidá-la. Felizmente, a música ainda se manteve lúcida em meio ao caos dos últimos 31 dias e tivemos uma maré de lançamentos pra segurar toda essa barra. Aqui você encontra os singles e clipes que saíram nesse período e os nossos breves comentários sobre a produção capixaba desse mês de janeiro.

1. Joana Bentes, “Kintsugi”

Single inaugural do belíssimo primeiro álbum cheio de Joana, ‘A Gota do Mar Contém o Oceano Inteiro’, “Kintsugi” remete a uma centenária técnica japonesa de restauração de cerâmicas com ouro, inclusive resumindo muito bem todo o conceito e estética do disco. “Esta música é um convite a assumir algumas características inerentes ao ser humano, mas isso nem sempre é muito fácil”, conforme explicou a própria artista.

2. Lera, “Marujo da Vertigem”

Simples, tranquilona e bem sutil, “Marujo da Vertigem” surgiu de uma melodia de Lera, o projeto solo do músico Murilo Abreu (Aurora Gordon, Solana), e da proposta de que “Se você destrói, seja o que for, não vai tão longe”. Com letras de Caê Guimarães inspiradas na épica Odisseia, de Homero, a música e o clipe que a acompanhou se abraçam nessa temática de navegar e vagar pelos mares. Dá uma olhada.

3. Mariana Coelho, “Já Foi”

Difícil não gostar de qualquer coisa que venha da cantora Mariana Coelho, ex-The Voice e hoje artista da Midas Music, gravadora de Rick Bonadio. Quinto single de Coelho, “Já Foi” resgata a fórmula reggae pop de seu primeiro lançamento, “Tranquila” (2018), mas de uma forma muito mais madura e agradável. Já tá na hora de soltar um álbum cheio pra gente, hein?

PUBLICIDADE

4. Afronta Mc ft. Sayra Baby, “No Sense”

Com quatro músicas já lançadas, a artista Afronta Mc é um dos nomes mais promissores do crescente movimento rap capixaba. Autointitulada não-binária, bicha, preta e pobre com orgulho, a cantora luta pela abertura de espaço para pessoas LGBTQIA+ dentro do universo hip hop, bem como pela intensificação da troca de experiências com artistas cis e héteros. Em “No Sense”, um feat feito com Sayra Baby, Afronta se utiliza de rimas bem diretas para criticar e afrontar temas como transfobia, homofobia e machismo. Vale tanto pela mensagem quanto pelo som.

5. Vk Mac, “Eu Sei”

No ano passado, o rapper Vk Mac foi o artista mais ocupado do estado, fazendo inúmeros lançamentos de janeiro ao finalzinho de dezembro. E em 2021 ele está de volta com “Eu Sei”, um single que saiu na última quinta-feira (28) e que tem tudo o que você já curte no cara, mas com direito a até uns versos em inglês. Se liga:

6. Daniel Silva, “Cobertor”

Primeiro trabalho de 2021 do artista e professor de música Daniel Silva. Dando continuidade ao single “Pela Janela” (2020) e ao EP ‘Luas’ (2019), “Cobertor” é uma música bem groovadinha pautada na MPB. Vale como porta de entrada àqueles que ainda não conhecem o trabalho de Daniel.

7. Rosa Chá, “Doce Amor”

Single de estreia da Rosa Chá, um trio que se originou da reorganização da banda PeladOS, “Doce Amor” é um trabalho bem moderno e cheio de groove, pop e uma sensualidade marota. Um bom convite para se ficar ligado no que está por vir dessa galera.

8. Os Últimos Mustangues, “Stalingrado”

Quinta faixa do ótimo ‘A Rebelião dos Drones’, o mais recente EP do quarteto, “Stalingrado” é uma música bem rock ‘n’ roll que discorre sobre um casal contra todos. “Está fora de questão se adaptar à estupidez intransigente desses genocidas. Minha menina, a gente ainda pode vencer”, diz a letra, no que talvez seja uma analogia à sangrenta Batalha de Stalingrado, o maior conflito da Segunda Guerra Mundial, no qual os soviéticos, mesmo contra todas as apostas, conseguiram derrotar a Alemanha Nazista.

9. Oelefante, “Moedas”

Depois de um tempo adormecido desde o lançamento de seu primeiro EP, o grupo de Rodrigo Lima (Dead Fish), Murilo Almeida e dos irmãos Gustavo e Marcelo Buteri parece ter acordado durante a pandemia, lançando o single “Desintegrado” no ano passado e a pesada “Moedas” agora em janeiro. “Quem vai normatizar esse massacre? Juízes parciais ou famílias tradicionais reguladas sob a lei do linchamento? Quem irá simular a falácia democrática?”, questiona Lima. Ótima para os fãs das mensagens do peixe morto e pra quem que se amarra em riffs mais desacelerados, porém destruidores.

10. Maré Tardia, “Maré Tardia”

Inspirado em artistas como Dick Dale, Beatles e Black Keys, “Maré Tardia” é o single de estreia da banda… Maré Tardia, o novo grupo de Gustavo Lacerda e dos Brunos Fischer e Lozório. Descrita por seus integrantes como “som quente das areias de Vila Velha”, a música entrega o que promete: uma vibe praiana de surf music embriagada em terras canela-verde. Bem apropriada em meio a todo esse calor maldito.

PUBLICIDADE

11. Tabacarana, “O Grande Irmão”

Lançada numa live de quinta à noite no Estúdio Bravo, “O Grande Irmão” é o primeiro trabalho do grupo Tabacarana em 2021. Inspirado tanto em 1984, a icônica obra de George Orwell, quanto no infame reality show Big Brother, o novo samba rock de Juliano Rabujah e companhia vem, nas palavras do próprio, “para contribuir na reflexão dessa falsa proximidade, dessa falsa sensação de realidade que o celular proporciona e tal. Essa falsa ideia de autonomia, de independência, de liberdade, né? Que a gente sabe pra quem que serve: serve pra quem tem dinheiro. Pra nós que estamos ralando, isso é só uma grande ilusão”.

12. Julia Smith, “Calma e Paz”

Depois de lançar 7 singles e um EP em 2020, a cantora e musicista Julia Smith começou 2021 com “Calma e Paz”, uma canção que escreveu ainda em 2016. Trabalhada numa atmosfera envolvente e apaixonante, a faixa é uma delícia. Batidas bem leves, vocais doces e um belo solo de guitarra para fechar a obra.

13. Nick Cruz, “Então Deixa”

Dando continuidade ao trabalho iniciado desde sua mudança ao Rio de Janeiro, onde fechou contrato com a Warner Music, “Então Deixa” foi o primeiro lançamento do ano do cantor trans Nick Cruz. Composto em parceria com a cantora Budah (que prometeu um trabalho com a GAVI para o início de fevereiro), o single traz uma mensagem de liberdade e amor sem fronteiras em meio a uma camada sonora pop bem agradável. Seu clipe junta muito bem todos esses elementos e ainda amarra tudo numa atmosfera bastante sensual. Veja:

14. Casaca, “Morena”

Lançada ainda em 2019, o single “Morena” foi resgatado pela galera do Casaca nesse início de janeiro para ganhar um novo registro audiovisual. Clima praiano, solzão, cores vivas e com a banda tocando sorridente. Mais Casaca que isso, impossível.

15. Outrora 027, “Outrora”

“Parte de um sonho nosso está sendo realizado e agradecemos a todos que estiveram conosco e nos apoiaram”, publicou a banda Outrora 027 ao lançar o clipe de seu single de estreia. Praias da Grande Vitória, surfe, caiaque, skate e uma performance ao vivo marcam o vídeo de “Outrora”. Boa pra quem curte um Charlie Brown Jr. e Red Hot Chili Peppers.

16. Backout, “Vamos Viver”

Em meio a belíssimas imagens captadas no Morro no Moreno, em Vila Velha, “Vamos Viver” é o single de estreia do grupo Backout. É um pop rock honesto com melodias legais e muito, mas muito dread. “A mensagem que deixamos nessa música foi de que a vida passa muito rápido para gastar energia em coisas sem sentido”, disse a banda em suas redes. “Viva e faça valer a pena cada segundo da sua vida”.

17. Éuduke, “Acorda Pra Vida”

Após liberar dois singles no ano passado, “Acorda Pra Vida” é o trabalho que coloca o rapper Éuduke em atividade no ano de 2021. A música é uma faixa que transmite uma sensação de leveza, alto-astral e família, ainda mais com esse vídeo super canela-verde que a acompanha. “No clipe eu apareço na rua em que cresci com minha família e alguns amigos de infância, sobreviventes”, conta o artista. “Uma satisfação sem dimensão pra mim ter realizado esse feito”.

18. Jotave Mc, “Ficar Tudo Bem”

Depois de passar por 2020 com os singles “Calma Amor” e “Saudade”, Jotave Mc entrou em 2021 com o lançamento de mais uma música de trabalho: “Ficar Tudo Bem”. Liberada no último dia de janeiro, a faixa mantém a estética de suas predecessoras, com beats mais etéreos e letras sentimentais — diferente de boa parte dos artistas do estilo, que apostam num conteúdo por vezes mais agressivo.

19. Kayonavoz, “Preta”

Lançada na segunda semana de janeiro, “Preta” foi a estreia do cantor Kayonavoz no campo da música autoral. Uma melodia boa de acompanhar, letras sobre amor, um violão leve e uma batida aconchegante marcam a atmosfera do primeiro trabalho do cara em 2021.

20. Silva e Gal Costa, “Só Louco”

“Quando ouvi nossa versão finalizada chorei feito criança. Nem parecia verdade. Gal sempre foi uma das minhas vozes prediletas no mundo”, publicou o músico Silva no dia em que saiu sua parceria com Gal Costa em “Só Louco”. O single é uma releitura da canção lançada pelo baiano Dorival Caymmi em seu segundo disco, ‘Sambas de Caymmi’ (1955), e essa sua versão Século XXI é um belo encontro de três gerações.

PUBLICIDADE

21. Allan Eller, “Ideias Novas”

Embora o single “Ideias Novas” tenha saído ainda no ano passado, foi só em janeiro que o músico e administrador Allan Eller soltou seu videoclipe. A canção é a sua segunda investida no universo autoral e sua sonoridade apoia-se predominantemente no pop. Sua letra foi escrita por Bernardo Bressan de Oliveira, seu antigo parceiro nas bandas Sotocrise e Sn5, e seu clipe retrata uma road trip do artista pela região de Aracruz.

22. Festina Lente, “Improvisando no Sofá”

Que músico nunca se pegou sentado por horas a fio transmitindo todos os seus espasmos cerebrais ao instrumento de escolha? Nessa vibe que veio “Improvisando no Sofá”, o novo single da banda Festina Lente. O trabalho é a nona faixa de seu novo disco, ‘Nenhum Sinal de Confusão’ (2020), e acompanha um videoclipe que traz um pouco desses elementos.

23. White Death, “God of Pain”

Boa para quem curte um metal melódico com vocais femininos, “God of Pain” é o novo single do grupo White Death. “É o silêncio mais pesado que a banda já gravou. É uma letra crítica, tensa [e que] não poupa nada das dúvidas que a gente possa ter com o divino e o papel da religião nesse meio”, explica o baixista Aldo Velasco. “Essa música cumpre esse papel de questionar todas essas relações que nós temos. Talvez essa é a ideia da música, desconstrução”.

24. Thainá Lopez, “Menina”

Seguindo os três singles lançados no ano passado, “Menina” é o primeiro trabalho da cantora Thainá Lopez em 2021. “Quis uma música que trouxesse identificação, que fosse fácil de decorar e que permitisse coreografia, para todo mundo dançar comigo”, explica a artista sobre a canção que fala da força da mulher e também sobre autoaceitação. Em meio a uma camada sonora bem pop, “Menina” veio com um videoclipe que reuniu mulheres de diferentes estilos, cores e caminhadas no bairro de Jesus de Nazareth, em Vitória.

25. rpnDMZ, “Jardim Carapina 1999”

“Quando a gente chora chove, por isso em Vitória só tá tendo sol”, é o verso que abre o primeiro trabalho de rpnDMZ em 2021. Chamado “Jardim Carapina 1999”, em referência ao bairro do município da Serra, o single aborda a temática de sobressair-se em meio a uma realidade condenada. Na faixa, o rapper se apoia em trechos como “botar minha favela no mapa”, “eu nasci pra ser rei” e “menos que isso não vai dar pra aceitar”.

Vai lançar algum som em fevereiro? Não dá mole e fale com a gente por aqui para aparecer na próxima lista.

Texto: João Depoli | @joaodepoli.

Mais do Inferno Santo