Rajar busca conscientização sobre autismo em feat com Durval Lelys (Asa de Águia)

Banda faz parceria com vocalista do Asa de Águia para lançar clipe que trata indiretamente das dificuldades da população autista
rajar-durval-lelys-nina-youtube
Capa do single “Nina”, parceria da banda Rajar com Durval Lelys (Crédito: Reprodução/YouTube).
PUBLICIDADE

Dando sequência à épica “Fim”, música disponibilizada ainda no ano passado, a banda Rajar entrou em 2021 com uma proposta diferenciada para seu single da vez. Chamado “Nina”, o trabalho é uma composição antiga, embora só tenha sido materializado por agora, em 12 de fevereiro, sendo que no último dia 9 também ganhou um videoclipe.

Para este single, a banda resolveu fugir um pouco do seu habitat natural do rock e buscar outras sonoridades e vozes. Nessa onda, ela acabou introduzindo instrumentos como ukulele, trompete e trombone, e até rolou uma participação de Durval Lelys, frontman do grupo baiano de axé Asa de Águia. “O Durval foi maravilhoso com a gente”, disse o vocalista Ronaldo Cohin em entrevista à Gazeta. “A sintonia foi espetacular e o resultado está muito bom, estamos supersatisfeitos”, conta.

duval-lelys-rajar-youtube
Participação remota de Durval Lelys no clipe de “Nina” (Crédito: Reprodução/YouTube).

E toda a imersão de “Nina” não acaba por aí. Tanto Cohin quanto Lelys são pais de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), uma condição marcada por dificuldades no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, atenção compartilhada e linguagem. Embora tratem do tema indiretamente, na canção ambos discutem sobre uma das dificuldades fundamentais da população autista: relações interpessoais. “É necessário trazer essas pessoas para perto, ao contrário do que a gente via em anos anteriores”, defendeu Ronaldo.

Lançado a algumas semanas do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (comemorado em 2 de abril), toda a paleta de cores do clipe foi trabalhada em cima da bandeira do autismo. Inclusive, logo em sua primeira cena podemos ver o filho de Cohin todo estiloso com um ukulele. Na sequência entram seu pai, Bernardo John (voz e baixo), César Schroeder (guitarra), Laio Masruha (bateria) e o próprio Durval, que faz uma participação remota ao fim.

Assista:

Texto: João Depoli | @joaodepoli.

Mais do Inferno Santo