Confira os melhores momentos do primeiro ExFest

Saiba quais foram as promessas feitas por Dan Abranches, Manfredo, GAVI e Bella Nogueira para 2021 e aproveite para assistir suas performances na íntegra
Primeira edição do ExFest, festival de Bella Nogueira, do canal Explicanção (Crédito: Reprodução/YouTube).
PUBLICIDADE

“Hoje é um dia muito feliz pra mim”, disse a cantora e apresentadora Bella Nogueira em meio a sorrisos durante sua performance no ExFest, festival online que surgiu como extensão de seu canal, o Explicanção. O evento rolou na tarde de sábado (23) e também teve como atrações Dan Abranches, Manfredo e GAVI.

“Pra mim foi uma mudança muito drástica, depois de dez anos em São Paulo, voltar pra minha terra e me deparar com essa cena linda e desejar todos os dias não só fazer parte dela, mas falar dela com todo amor que eu puder falar Por isso que é uma honra pra mim contar a história de tantos artistas no Explicanção”, explicou Nogueira sobre a motivação por trás de seu novo projeto.

bella-nogueira-Mi-Fratelli
Bella Nogueira em releitura de foto para o Dia das Mulheres (Crédito: Mi Fratteli).

Lançado em maio de 2020, o veículo foca na conversa remota com compositores sobre o significado de suas canções, assim como fornece dicas sobre carreira e mercado fonográfico. Em seus mais de 70 vídeos, por lá já passaram diversos artistas da cena local e nacional, como Renato Casanova (Casaca), Nano Vianna (Cinco Nós), Everton Radaell (Auri), A Transe, Joana Bentes e Fernanda Takai (Pato Fu). Além de serem apresentados por Bella, cabe apontar que todos os episódios contam com uma interpretação em Libras feitas pela pedagoga e intérprete Karina Zonzini para torná-los ainda mais acessíveis.

Quanto ao seu festival, este foi amparado pela Lei Aldir Blanc e teve sua primeira edição em Vitória, no Estúdio Bravo. Devido à pandemia, sua execução se deu de forma ao vivo, porém virtual, sendo transmitido tanto na página do Explicanção quanto no canal da Prefeitura de Linhares, a cidade natal de sua idealizadora.

Confira adiante os highlights do evento e o que suas atrações prometeram para esse ano.

PUBLICIDADE

Dan Abranches

Após um vídeo introdutório com mensagens de todos os artistas que já participaram do Explicanção, o ExFest teve como sua primeira atração o cantor e compositor Dan Abranches. Acompanhado da cantora Syma e do violinista Daniel Silva, ele mandou seu novo EP, ‘Flor de Laranjeira’, na íntegra e ainda sobrou um tempinho pra encaixar “Pra Esquecer”. Após o show, Abranches prometeu soltar seu primeiro álbum cheio logo mais, em maio, mês de seu aniversário.

Manfredo

Depois dele, quem subiu no palco do Estúdio Bravo foi o Manfredo, que levou o amigo e músico Daniel Miaguy para acompanhá-lo nos violões. Juntos eles mandaram seu single mais recente, “O Vórtice”, além das canções “Quero Ser Grande”, “O Que Todo Mundo Quer” e “Coragem”. Ao final de sua apresentação, o cantor disse que tem mais um single a caminho, além de prometer que neste ano fará o lançamento de seu primeiro EP em carreira solo, que ao que tudo indica se chamará ‘Novas Versões de Canções Nunca Ouvidas Antes’.

GAVI

Em seguida teve a participação da GAVI, a única do line-up que ainda não apareceu no Explicanção. Ela começou com “Chico Já Dizia” e depois mandou seu novo single, “Beija-Fruta”, uma parceria com Gabriela Brown que ela escreveu na quarentena, na bad e sem libido algum. “Eu falei: ‘pô, vou escrever uma música que dê vontade transar’. Então, se você tá em casa de bobeira com alguém, talvez possa ser um momento interessante pra você tirar a roupa”, sugeriu a cantora. Depois teve “Água e Sal”, “Meu Bem” e “SFCA” pra fechar.

Após a performance, ela também prometeu um álbum pra este ano — que inclusive deveria ter saído em 2020, mas acabou ficando para o segundo semestre de 2021. GAVI mencionou que o projeto deverá contar com vários produtores e diversos feats com artistas capixabas, embora tenha confessado que seu feat dos sonhos seja com Gloria Groove.

gavi-exfest-youtube
Cantora GAVI durante sua apresentação no ExFest (Crédito: Reprodução/YouTube).

Bella Nogueira

Por fim, a própria Bella Nogueira fechou o evento. Dividindo-se entre apresentadora e performer, ela abriu seu repertório com “Desatando Nós” e “A Divina Comédia”, uma canção inspirada na obra homônima do poeta italiano Dante Alighieri. Em seguida rolou “Sonho Bom”, uma música que conta história de como ela conheceu o amor de sua vida. “O amor da minha vida faz fotografias”, contou Bella. “Fiz um jogo de palavras de como que é ser ‘revelado’ a um amor assim, de como que é ‘ver nas lentes desses olhos’ um amor assim”. Para encerrar, Nogueira mandou uma bela versão de “Todo Mundo É Mais Famoso Que Eu”, o novo single do cantor Izar, que só ficou de fora do line-up, porque estava cuidando da assessoria do evento.

PUBLICIDADE

Agora que você já teve uma palhinha do que rolou no ExFest, aproveite para assistir essas incríveis performances na íntegra enquanto espera pela segunda edição do evento:

Texto: João Depoli | @joaodepoli.

Mais do Inferno Santo