Que tal misturar um pouco de música e literatura capixaba?

Com direito a uma música por indicação, conheça um pouco mais do que tem rolado na produção literária capixaba dos últimos anos
literatura-capixaba-livia-corbellari-pixabay
Já tirou um tempo para conhecer a produção literária do Espírito Santo? (Crédito: Pixabay).
PUBLICIDADE

Que tal voltar o olhar, e a leitura, para escritores e escritoras aqui do nosso estado? A convite do Inferno Santo, vim aqui falar um pouco sobre as minhas mais recentes leituras e escolhi 5 livros para indicar para vocês. E para embalar as leituras, vou sugerir um som capixaba para ouvir junto.

1. Bernadette Lyra, “Ulpiana” (Editora a lápis, 2019)

ulpiana

Com mais de 10 livros publicados, Bernadette Lyra é referência na literatura produzida aqui no Espírito Santo. “Ulpiana” é o seu romance mais recente e começa com o suicídio de uma mulher e a tentativa de sua sobrinha de montar um quebra-cabeça de memórias e sentimentos para tentar compreender a morte da tia e a sua própria vida. O livro não segue uma linha cronológica, mas a narrativa te seduz e aos poucos as peças vão se encaixando.

Pra ler ouvindo: Mudo, “Fica”.

2. Casé Lontra Marques, “Desde o medo já é tarde” (Editora 7Letras, 2018)

desde-o-medo-ja-e-tarde

Eu leio muita poesia e nesta lista não poderia faltar um livro de poemas. “Desde o medo já é tarde”, de Casé Lontra Marques, é sobre todos os golpes que estamos vivendo nos últimos anos. É um retrato poético de resistência, afetos bons e ruins, memória e violência. São poemas que têm o corpo como eixo e tudo aquilo que o atravessa, que fere ou cura.

Pra ler ouvindo: Sol na Garganta do Futuro, “Devolve Meu Corpo em Casa”.

3. Thiara Cruz (organizadora), “Quarentena Crônica” (Editora Pedregulho, 2020)

quarentena-cronica

Durante a pandemia e o isolamento social — que ainda não acabou — vivemos muitas adversidades e mudanças, e a escritora Thiara Cruz reuniu um grupo de mulheres para escrever sobre todos esses sentimentos e contradições que nos atropelaram nesse momento. O resultado é a antologia “Quarentena Crônica”, um livro sincero e potente que está disponível de graça clicando aqui.

Pra ler ouvindo: Melanina MCs, “Meu Jeito”.

 

PUBLICIDADE

4. Fabíola Colares, “Diário Erótico” (Editora Maré, 2019)

diario-erotico

Este é para quem gosta de histórias curtas e intensas. Como o próprio título já entrega, “Diário Erótico” é um livro de contos sobre amor e sexo, mas é também sobre cumplicidade, amizade, saudade e descobertas. Por serem histórias muito calcadas no cotidiano, tenho certeza que muitos e muitas vão se identificar. O interessante desse livro é que cada história pode ser lida de forma independente, mas é também possível costurar um fio condutor entre elas.

Pra ler ouvindo: Gabriela Brown, “Lira”

5. Aline Dias e Gustavo Binda (organizadores), “Sem a loucura não dá” (Editora Cousa, 2017)

sem-a-loucura-nao-da

E para finalizar, como estamos num site sobre música, vou indicar um livro que une a literatura com a canção de Sérgio Sampaio. “Sem a loucura não dá” reúne 24 autores e autoras que se apropriaram de músicas de Sampaio e se inspiraram nelas para escrever os contos que compõem o livro. A curadoria é ótima, tanto de escritores quanto de repertório musical, e aqui eu não preciso nem dizer qual é a trilha sonora.

Texto: Lívia Corbellari | @livrosporlivia.

Mais do Inferno Santo