Ontem começamos o dia com Manfredo e Nano Vianna (Cinco Nós), que tiveram indicações focadas em artistas capixabas e toda a calmaria proporcionada por suas canções. Já hoje damos um salto à Califórnia e todo o protesto que seu punk rock pode proporcionar. Quem nos leva nessa viagem é Jefferson Koscky Jr, vocalista e guitarrista da banda canela-verde Marte Attack, que em 2015 lançou o disco Homem Pós Moderno. Sua sugestão foi o álbum Land Of The Free?, o sexto registro do grupo californiano Pennywise.
Lançado em junho de 2001, poucos meses antes do fatídico 11 de setembro e todas as suas consequências aos Estados Unidos e ao mundo, pode-se dizer que Land Of The Free? já havia cantado a pedra. “É um ótimo álbum e completamente atual”, aponta Koscky.
Com 39 minutos e 14 canções — dentre elas “Who’s On Your Side”, feita em parceria com Brett Gurewitz, guitarrista e compositor do Bad Religion —, o disco saiu como uma espécie de sacode à população americana. Na época, o Pennywise buscava despertar seus conterrâneos de seu sono e delírio coletivos para então levá-los a refletir melhor sobre o mundo.
“É um álbum do século em que vivemos [e que] podemos comparar as letras com a realidade de hoje”, garante Jefferson sobre a atemporalidade do conteúdo lírico de sua indicação. “Ele fala sobre diversos problemas sociais, abuso de poder, de autoridade e religião”, completa.
Se liga:
Clique aqui e confira as recomendações musicais feitas pelos demais artistas que participaram da série Quarentalks.
Texto: João Depoli | @joaodepoli.