“Escute esse disco”, por Edson Sagaz (Suspeitos na Mira)

Venha descobrir qual é o álbum que o Edson Sagaz tem a nos recomendar para ouvirmos durante essa quarentena
edson-sagaz-suspeitos-na-mira-pcdob
Edson Sagaz (Crédito: Divulgação/Facebook).
PUBLICIDADE

Se ontem estávamos tirando uma com a quebra de protocolo com a indicação de três discos por parte do Thiago Stein (DOZZ) e a Gabriela Brown mandando um álbum colaborativo entre cinco cantoras, talvez hoje o cenário seja ainda mais ousado. Nosso convidado do dia é Edson Sagaz, e ele não sugeriu um, ou dois, ou três, ou quatro… ele preferiu recomendar logo 15 artistas pra gente ouvir nessa quarentena!

Membro fundador do grupo Suspeitos na Mira — um dos pioneiros do estilo no Espírito Santo —, Sagaz é um dos nomes mais importantes do rap do capixaba desde 1993. Além dos palcos, o músico também divide seu tempo em diversas outras atividades, como artista plástico (sendo o autor do primeiro graffiti de Vitória, ainda em 1988), produtor de eventos, professor, militante de movimentos sociais e mais.

Suas recomendações foram: Dina Di, MV Bill, GOG, Melanina MCs, Racionais MC’s (todos os álbuns), Emicida, Rico Dalasam, Gizza, Facção Central, Consciência Humana, RZO, 509 E, Dexter oitavo Anjo e Thaíde. “Sem palavras”, admite o rapper. “Escolha que estará bem representado”.

Diante dessa última frase, me senti no direito de priorizar um nome em especial deste conjunto. Um que já apareceu bastante por aqui, e com razão: Melanina MCs.

sagaz-melanina-mcs
‘Sistema Feminino’, de Melanina MCs (Crédito: Divulgação).

Composto pelas MCs Afari, Geeh, Lola e Mary Jane, o grupo lançou seu disco de estreia, Sistema Feminino, logo no início de 2018. Como eu escrevi na época: “apresenta dez músicas cuja temática foi cuidadosamente esculpida em torno do suor cotidiano das MCs. Escancara com maestria os desafios diários que a mulher negra precisa enfrentar para sobreviver à atual sociedade, fornecendo assim um fiel retrato do que é viver num país que, de uma forma infeliz e retrógrada, tem se tornado cada vez mais opressor e preconceituoso. É um inevitável e estridente tapa na cara, esteja o ouvinte consciente ou não da mensagem que lhe é transmitida — o que dá ainda mais credibilidade às canções”.

+ Leia a participação de Sagaz no segundo episódio da série Quarentalks ao lado de Fabio Mozine (Mukeka di Rato), Fepaschoal, Gabriela Brown, Thiago Stein (DOZZ) e Luíza Boê.

Em termos técnicos, ele foi gravado por Alexandre Barcellos e teve Henrique Paoli (André Prando, My Magical Glowing Lens) e Fepaschoal na produção. Além de participações vocais de Morenna (Solveris) e Budah, quem deixou sua marca no instrumental do disco foram alguns belos nomes do cenário nacional: Gabriela Terra (My Magical Glowing Lens), Thaysa Pizzolato (Auri), Carol Navarro (Supercombo), Larissa Conforto (Ventre), Anna Tréa e o DJ Jone BL.

Curioso? Manda a ver.

Clique aqui e confira as recomendações musicais feitas pelos demais artistas que participaram da série Quarentalks.

Texto: João Depoli | @joaodepoli.

Mais do Inferno Santo