“Escute esse disco”, por Henrique Mattiuzzi (Amanita Flying Machine)

Venha descobrir qual é o álbum que o Henrique Mattiuzzi tem a nos recomendar para ouvirmos durante essa quarentena
henrique-mattiuzzi-divulgacao
Henrique Mattiuzzi, guitarrista e vocalista da Amanita Flying Machine (Crédito: Ellen Fleger).
PUBLICIDADE

Depois de nos dar sua perspectiva sobre esses tempos de pandemia no terceiro episódio da série Quarentalks, hoje é o dia de Henrique Mattiuzzi nos deixar sua indicação de disco para nos acompanhar pelo isolamento.

Vocalista e guitarrista da Amanita Flying Machine, Mattiuzzi rompeu com seus trabalhos formais em 2018 para se dedicar à música e viver da cena cultural. Determinado a fazer as coisas acontecerem, nesse mesmo ano fez a estreia de sua banda com o lançamento de um poderoso EP homônimo — que inclusive lhe garantiu diversos shows pelo estado.

Agora ele nos traz The Prisoner, sétimo álbum do renomado pianista e compositor americano Herbie Hancock. “Um jazz meditativo com sons de metais e flautas criado sobre fortes influências das primeiras experimentações do LSD no mundo”, explica.

henrique-mattiuzzi-herbie-hancock
‘The Prisoner’, de Herbie Hancock (Crédito: Divulgação).

Hancock começou sua carreira ao lado do trompetista e vocalista Donald Byrd. Seu reconhecimento, no entanto, veio logo depois, quando colaborou com Miles Davis num quinteto que ajudou a redefinir o jazz. Hoje, com 80 anos e 46 discos lançados, o músico é considerado um dos grandes mestres do seu estilo.

Quanto ao álbum The Prisoner, este saiu em 1969 e foi dedicado à memória de Martin Luther King, líder americano do movimento dos direitos civis assassinado no ano anterior. Com composições que buscam expressar temas como o aprisionamento, intimidação e opressão às pessoas negras, o álbum foi aquele que Herbie alegou ter se sentido mais próximo de si mesmo até então.

+ Leia o papo que tive com Henrique Mattiuzzi, Larissa Pacheco, André Prando, João Lucas (Muddy Brothers), Patricia Ilus e Marcus Luiz (Intóxicos) no terceiro episódio da Quarentalks.

Apesar de estarem imersas numa temática mais agressiva e urgente, essas músicas possuem arranjos que funcionam em diversas circunstâncias e atmosferas — embora combinem muito bem com os acontecimentos das últimas semanas. “Bom para fazer a mente viajar respeitando o estar em casa”, como coloca Henrique.

Neste caso, bon voyage.

Clique aqui e confira as recomendações musicais feitas pelos demais artistas que participaram da série Quarentalks.

Texto: João Depoli | @joaodepoli.

Mais do Inferno Santo