25 músicas que deixaram o Fevereiro capixaba um pouco melhor

Rock, rap, pop, MPB e mais: listamos alguns dos mais legais singles lançados por artistas do Espírito Santo nesse segundo mês de 2021
músicas-fevereiro-divulgacao-marcela-bicalho
Shitsunami (esq.), Budah e Duarte foram alguns dos artistas a lançar músicas em fevereiro (Crédito: Divulgação, Marcela Bicalho e Julio Cesar).
PUBLICIDADE

Já estamos fechando a segunda semana de março, mas relembrar coisa boa sempre vale a pena. Por isso voltamos para fevereiro, que apesar de ter sido o mês de um pseudocarnaval pandêmico que desnorteou todo mundo (afinal, se o ano só começa depois do carnaval, o que dizer de um ano sem ele?), foi um período bem rico na produção musical do Espírito Santo. Várias surpresas, estreias, retornos e promessas sendo cumpridas com inúmeros singles, clipes, EPs e discos. Nessa onda, aqui você encontra algumas das músicas mais legais que saíram nesse período e os nossos breves comentários sobre a produção capixaba desse mês de fevereiro.

1. Shitsunami, “Rats”

Direto de Xi’an, na China, “Rats” é o primeiro single da banda Shitsunami, o novo projeto do músico Hugo Ali, que ao partir para o outro lado do mundo nos deixou órfãos das ótimas Broken & Burnt (na qual é vocalista e guitarrista) e Blackslug (em que ocupa o cargo de baterista). Com uma pegada semelhante aos seus trabalhos em terras capixabas, a faixa tem vida própria e mostra um lado bem mais divertido e dinâmico do músico — dificultando ainda mais toda essa espera pelo seu disco de estreia.

2. Camus, “Contramão”

Envolvendo MPB com psicodelia, rock e várias outras experimentações, Artur Barros (guitarra, violão e voz), Gabriel Bebici (teclado, violão e voz), Arthur Rolim (baixo) e Lucas Eller (bateria e voz) tiveram um 2020 bastante ocupado com o lançamento de diversos singles de sua banda, Camus. “Contramão” foi a primeira música do quarteto a ser lançada neste ano e funciona como uma boa apresentação ao som dos caras.

3. Jamal e Budah, “Sol”

Produzida por Felipe Artioli (Setor Proibido), “Sol” é o single de estreia do cantor Jamal. Lançada no dia 23 de fevereiro como uma prévia de ‘Céu’, aquele que em breve será seu primeiro EP, a música traz uma vibe toda romântica que se intensifica com a entrada do belo feat da cantora Budah. Também merece destaque o clipe dirigido por Vinicius Garcia e Ivan Mendes (Claque), cujas imagens deixam as palavras dos artistas ainda mais belas.

4. Lamart, “Neurose”

“Misto de luxúria e perigo, paixões e vivências, que trazem ao álbum caráter autêntico e promete marcar época no rap capixaba”, disse Lamart sobre seu segundo disco, ‘Loko & Romântico’, que saiu nesse mês de fevereiro. Com pouco mais de meia hora e 11 músicas pautadas nas lições e reflexões cotidianas do rapper, merece destaque a tranquila e esperançosa “Neurose”, sua terceira faixa.

5. Mary Di, “Vida e Morte, Um Pacote”

Quinta faixa de ‘Massa de Modelar’ (2019), o álbum de estreia da cantora, atriz e produtora audiovisual Maria Barros em seu projeto cênico musical Mary Di, “Vida e Morte, Um Pacote” é uma música divertida e repleta de “confusão existencialista”. Foi o primeiro single lançado no ano pela artista com direito até a um videoclipe que ela mesma dirigiu.

PUBLICIDADE

6. 6ok, “Zoom”

“Me sinto cada vez mais estético e cada vez mais perto de onde quero chegar”, confessou 6ok ao lançar seu primeiro single de 2021 ainda na segunda semana do mês. Mesmo tendo ganhado notoriedade pelo incrível arsenal de R&B e soul do Solveris, o artista tem trabalho duro em sua investida paralela no trap. Pautada numa espécie de ego-trip, “Zoom” é a sexta faixa de seu primeiro álbum solo, ‘Aconteceu o Que Tinha Que Acontecer’ (2020), sendo a terceira do disco a ganhar um clipe.

7. Severino, “Ainda é Carnaval”

Abrindo o ano a poucos dias de um pseudocarnaval, o duo Severino traduziu em “Ainda é Carnaval” toda a festividade da ocasião ao mesclar sua familiar levada MPB e indie pop com as muito bem-vindas participações de Aurenir Dias Java no trompete e Maicon7cordas no violão. Na canção, Edson Freitas (voz e guitarra) e Humberto Campos (baixo e beats) empregam metáforas carnavalescas para descrever os típicos corres de um relacionamento.

8. Akilla, Bocaum e Axânt, “Selva Densa”

Sob produção de Leonardo Grijó, logo no início de fevereiro saiu “Selva Densa”, parceria do selo Setor Proibido com os MCs AkillaBocaum e Axânt. Com um vídeo gravado no meio da mata, os três se utilizam dessa atmosfera selvagem para soltar rimas sobre metáforas da caça cotidiana. “Viramos lobo, formamo alcateia, sobrevivemos nessa noite fria”, como bem canta Bocaum.

9. Beat Locks, “Bad Vibe”

Apesar dos músicos Mauricio Pratti (voz), Júnior Dória (baixo) e Victor Pena Rocha (bateria) se auto intitularem “o mais antigo tributo ao Charlie Brown Jr. do planeta”, de vez em quando esse pessoal resolve se aventurar no universo da música autoral. Nessa premissa saiu “Bad Vibe”, o primeiro single do grupo Beat Locks lançado nesse ano. Com participação de Adriano Scaramussa (Cinza) nas guitarras, a faixa pode até ter um nome meio pra baixo, mas sua vibe é totalmente alto astral.

10. Vinicius Gigante, “Light Wind”

“Um lounge eletrônico com guitarra, que desperta uma sensação de vento no rosto e surf feeling”. É assim que o guitarrista, flautista, produtor e compositor Vinicius Gigante descreve seu novo single. Lançado no dia 19 de fevereiro, o trabalho chama-se “Light Wind” e dá sequência ao EP ‘Any Colour You Like’ (2017). Com uma atmosfera bem serena e contagiante, é difícil não sair com um sorriso na cara depois de ouvi-la.

PUBLICIDADE

11. Forlani, “Mar em Mim”

“Uma música nova e velha ao mesmo tempo. Ela tava na gaveta há uns 3 anos já. Demorei uns três meses pra conseguir deixá-la do jeito que queria… produzir em home studio tem dessas, mas curti demais o resultado final”, comentou o músico Forlani sobre a graciosa “Mar em Mim”. Gaivotas, dedilhados, gaita e uma melodia sublime marcam esse seu primeiro lançamento de 2021, que, embora seja fruto de uma produção caseira, não deixa nada a desejar no quesito sensação.

12. BDON, “Aprendi Com Você”

Mineiro de Teófilo Otoni, o rapper BDON vive em Vila Velha há mais de 5 anos. Seguindo o lançamento do EP ‘Casulo 102’ (2020), ele aproveitou o mês de fevereiro para soltar nas redes o single “Aprendi Com Você”, seu primeiro do ano. “[Nele falo] sobre amores que se perdem, sobre superar momentos marcantes em um relacionamento, onde mesmo que importantes, se põe necessário um ponto final”, explica o artista.

13. Cross The Ocean, “Twisted (the way I am) ”

Divididos entre Brasil e Portugal, Maison Melotti (vocais e baixo), Gustavo Pezzin (guitarra e baixo) e Vitor Toledo (bateria e synths) juntos formam a Cross The Ocean. Seu primeiro single do ano, “Twisted (the way I am)”, saiu no início do mês e dá continuidade ao seu EP de estreia, lofi feelings’ (2020). É uma faixa envolta numa atmosfera etérea e nostálgica marcada por sintetizadores e guitarras limpas.

14. GAVI e Budah, “Caraíva (A Festa) ”

A divertidíssima “Caraíva (A Festa)” marcou tanto o primeiro lançamento do ano das cantoras GAVI e Budah, quanto sua primeira parceria. Composta numa vibe festiva de um janeiro ensolarado no ano de 2022, quando todos já foram vacinados e o Coronavírus é passado, a música chegou acompanhada por um videoclipe dirigido por Gabriel Hand (Supercombo, Severino). Nele, a festa fica por conta das artistas e dos dançarinos Filipe Mageski, Manu Calmon e Nygga, com a participação, é claro, da Afronta Mc.

15. Nano Vianna e Túlio Lima, “Cada Tanto”

Frontman da banda Cinco Nós, o cantor e compositor Nano Vianna abriu o ano com “Cada Tanto”, sua primeira parceria com o músico Túlio Lima, responsável pelos baixos e vozes da banda mineira Daparte. “Ela é uma canção de violões e vozes permeada pelo lindo violoncelo de Federico Puppi (Maria Gadú)”, explica o artista.

PUBLICIDADE

16. Aquele Porto, “Lições Para Um Pessimista”

Movido pela arte e pela fé e inspirado pelas sátiras de Voltaire e o desesperançoso ano de 2020, o cantor e compositor Rafael Porto aproveitou fevereiro para retomar sua carreira solo com o lançamento de “Lições Para Um Pessimista”. “Tentei sintetizar musicalmente o que a mente elaborou no isolamento”, explica o artista, que segue seu trabalho solo desde 2012 sob o pseudônimo Aquele Porto.

17. AKA Magra, “No Cap”

“Não tem palavras que possam ser ditas em relação ao quanto eu estou feliz e me sentindo realizada por tudo ter dado certo até aqui”, comentou a rapper AKA Magra sobre “No Cap”, sua faixa de estreia. Num processo que envolveu captura de voz por Mary Jane (Melanina MCs, Setor Proibido) e produção, mixagem e masterização por Luffe OPT (SP), a faixa chegou a ser disponibilizada junto de um videoclipe focado na artista com sua galera na noite capixaba.

18. Duarte, “ciência”

Direto de seu tão esperado EP de estreia, ‘Poeira’ (2021), “ciência” é a última faixa do novo trabalho do cantor e compositor Guilhermy Duarte, ou apenas Duarte. Diferente das demais canções do registro, que se apoiam sobretudo na voz e violão, a música em questão engloba elementos mais eletrônicos e do universo R&B incorporados pelo produtor Chris Helv (BudahMary Jane, Akilla).

19. Thiago Miranda, “Deixe pra trás o que não te leva pra frente”

Para marcar seu retorno ao cenário musical, o cantor e compositor Thiago Miranda aproveitou o mês de fevereiro para lançar a positiva “Deixe pra trás o que não te leva pra frente”. “É uma obra que busca inspirar as pessoas a buscar seu melhor, aprimorar a inteligência emocional com uma abordagem positiva da vida e com uma melodia, ritmo e refrão viciantes”, explica o artista, que compôs a faixa inspirado no livro homônimo do professor, apresentador e palestrante Fabio Flores.

20. Fred Mac e Shoy, “Flexin”

Fevereiro também foi o mês do trapper Fred Mac dar sequência aos diversos singles e feats anteriores com o lançamento de ‘Smile My Slime’, seu EP de estreia. Nele, o artista canta sobre ambição, ostentação, mulheres e mais nas 6 faixas que reuniu. Na quarta delas, “Flexin”, ele solta diversas menções ao Espírito Santo em meio à sua parceria com o trapper Shoy, que ao final de janeiro lançou a faixa “Modo Hard”.

PUBLICIDADE

21. Douglas Lopes, “Pra Não Esquecer”

Seguindo um frutífero 2020, o artista capixaba Douglas Lopes tirou o mês de fevereiro para celebrar o contrato que acabou de assinar com a distribuidora OneRPM ao juntar algumas de suas parcerias recentes no EP ‘Minimal Sessions’. Em “Pra Não Esquecer”, faixa que encerra o trabalho, o artista se agarra num incrível dueto com a cantora cachoeirense Alinne Garruth para dar vida a uma ótima balada romântica.

22. GlockDi, “Golpe de Estado”

Seguindo uma maré de singles, feats e o álbum ‘Rico pra Sempre’ (2020), o rapper GlockDi entrou em 2021 numa parceria com Alex Emissário no single “Top Boy” e logo depois soltou seu novo EP, ‘Tree Skins’. Com diversas participações e um time bem eclético de produtores, o registro tem cinco músicas que permeiam diversos universos e levadas e o destaque fica logo em sua abertura, com a faixa “Golpe de Estado”.

23. Madellena, “Troublemaker”

Apesar de ter sua ascensão freada pela pandemia, Lívia Barcelos (vocal), Alexandre Mohammed (guitarra e voz) e Vanessa Labuto (bateria e voz) não se deram por vencidos e logo reorganizaram sua estratégia, voltaram ao estúdio assim que puderam e também introduziram a baixista Ignez Capovilla no line-up da Madellena. Agora revigorada e mais furiosa do que nunca, a banda colocou tudo o que segurou nesse fatídico 2020 em seu ótimo single de estreia, “Troublemaker”, que saiu na última quinta-feira (25) do mês.

24. Elemento Zero EZ, “Andando No Caos”

Depois de um tempo surfando nas rádios gringas com o EP ‘Onde Eu Devo Estar’ (2018), o duo de rock alternativo eletrônico Elemento Zero EZ voltou no final do mês com ‘Desconstrução’, seu novo EP. Munidos de sintetizadores, guitarras pesadas e melancólicas melodias pós-punk, Marcelo Schiffler (voz, guitarra e sintetizadores) e Fábio de Souza (baixo e sintetizadores) colocaram tudo o que a banda tem de melhor em “Andando No Caos”, faixa que abre o trabalho com um chute na cara de qualquer desavisado.

25. Álice, “Feel It Tonight”

Disponibilizada após uma megacampanha cheia de prêmios, “Feel It Tonight” é a primeira música autoral da DJ capixaba Álice. Composta com a ajuda de produtores, público e o banco de samples da plataforma Splice, a faixa é a pedida perfeita pra quem está se sentindo órfão de uma boa balada eletrônica.

Vai lançar algum som em março? Não dá mole e fale com a gente por aqui para aparecer na próxima lista.

Texto: João Depoli | @joaodepoli.

Mais do Inferno Santo